5 lugares para comer bem no Rio de Janeiro

Recheada de excelentes restaurantes e bares, o Rio oferece um leque de oportunidades para os apreciadores de gastronomia. O que torna difícil selecionar um entre tanta escolhas. Assim, confira nossas 5 dicas gastronômicas de lugares para comer bem na cidade maravilhosa.

Capricciosa Trattoria

A Capricciosa do Jardim Botânico acaba de ganhar uma trattoria. Famosa por suas pizzas, transformou o salão de seu wine bar em um espaço que trabalha com um menu enxuto recheado de clássicos italianos e toques autorais do chef Raphael Marques. O cardápio da casa é composto por sugestões que variam de acordo com a oferta de ingredientes da estação. Torça para encontrar o linguine ao açafrão e speck (uma versão criativa do clássico carbonara), o risotto de abobrinha e camarões ou ainda o duo de raviólis de burrata e camarões com bottarga curada na casa. Na hora da sobremesa, prove o mil-folhas de morangos ou o gelato artesanal de framboesa.

Rua Maria Angélica, 37, Jardim Botânico, tel. 21 2527-2656

Toruk

O mais novo restaurante japonês de Copacabana é o Toruk, que tem um grande balcão onde são servidas delícias da culinária nipônica e também ótimos drinques, como o Spice Red (feito à base de rum, suco de limão, Grenadine e xarope de pimenta) e o “virgem” Abrolhos Dream, sem álcool e elaborado com sucos de caju, de lichia, de limão siciliano e xarope de romã. Do cardápio criado pelo chef Dudu Arruda, vale a pena experimentar os tentadores guiozas de frango, o salmão com molho ponzu e cogumelos selvagens, o filé mignon no missô com purê de edamame e farofa de shimeji e panko ou ainda o medalhão de atum grelhado e acompanhado de crispys de couve, purê de inhame e molho de maracujá. Na ala dos crus, aposte nos sashimis de haddock, nos temakis e nos bem preparados sushis, como os dyo de salmão flambado recheados de shimeji e molho teriaki.

Rua Inhangá, 7, Loja B, Copacabana, tel. 21 3264-9206

Açougue Vegano

O Açougue Vegano, que já tinha uma unidade no Mercado dos Produtores, dentro do shopping Up Town, na Barra, acaba de inaugurar uma loja em Ipanema. No portfólio de produtos da casa, é possível encontrar quibes, hambúrgueres, bacon, presuntos e linguiças feitas com blends de legumes, com soja, com coco ou com seitan (massa de glúten). Outro hit da casa é a coxinha cujo recheio leva jaca no lugar do frango.

Rua Prudente de Morais, 167, Ipanema, tel. 21 97944-0038

Maria e o Boi

No menu do Maria e o Boi, a grelha e as carnes de alta qualidade são os protagonistas. Os cortes são grandes e generosos. A Bistecca Fiorentina pesa 1 kg, o Bife de Chorizo vem em porção de 800g, a Picanha é composta por 600g de pura deliciosidade e a Fraldinha tem 550g de prazer. Tem ainda um rico Baião de Bois – arroz de rabada com língua, carne seca, feijão e queijo coalho. E, para quem prefere frutos do mar, a casa tem também Cavaquinha (500 g) e Salmão (250 g). Além disso, o cardápio oferece apetitosas sugestões de entradas, como os coraçõezinhos de pato com manteiga de ervas e queijo coalho grelhado servido com cogumelos.

Rua Maria Quitéria, 111, 1º andar, Ipanema, tel. 21 3502-4634

Os Imortais Bar

Desde a Antiguidade, são inúmeras as relações entre a sabedoria dos sabores e a ciência dos astros celestes. A 1ª edição do Festival Gastro Galáctica acontece nos dias 8, 9, 10 e 11 nos jardins do Planetário da Gávea, reunindo estandes de comes e bebes com aulas e palestras de astronomia e gastronomia, observações do céu com degustação de cerveja, visitas guiadas ao Museu do Universo, shows musicais e muito mais. Cada expositor terá um prato ou petisco inspirado na astronomia. O restaurante Belga, da Barra da Tijuca, por exemplo, oferecerá “space burgers”, com temperados com poeira espacial. O Art Chopp disponibilizará costelas assadas num pit de defumação customizado como uma nave espacial. Os ingressos para o evento custam de R$ 25 a R$ 85 (com acesso à atração principal do dia na cúpula Carl Sagan, dentro do Planetário).

Rua Ronald de Carvalho, 147, Copacabana, tel. 21 3653-8959

157
VISUALIZAÇÕES