Shows, espetáculos e filmes: confira a agenda cultural para o fim de semana no Rio de Janeiro

O que não falta na cidade maravilhosa são atividades para se fazer, exposições para visitar e filmes para assistir. Agora saber de tudo o que está acontecendo é outro assunto. Portanto, para te ajudar, montamos uma agenda cultural mostrando o que fazer pelo Rio no final de semana de 08 a 10 de novembro.

Exposições

“Escrever com a imagem e ver com a palavra”, no IMS

Exposição fotográfica inicia a agenda cultural desse final de semana no Rio

Maureen Bisilliat se mudou para o Brasil em 1957; suas fotos tem como temas, sobretudo sertanejos e índios. Foto: Divulgação

A fotógrafa britânica Maureen Bisilliat tem sua segunda exposição no IMS. “Escrever com a imagem e ver com a palavra” abre no sábado (09/11) e destaca obras da fotógrafa que dialogam com escritores da literatura nacional, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado. A mostra fica até 23 de fevereiro.

Espetáculos

“Roda Viva”, no Teatro Oficina

Montagem original de “Roda Viva” completou 50 anos em 2018. Foto: Jennifer Glass / Divulgação

Estreando na agenda cultural carioca, começa hoje a temporada de “Roda Viva“, peça baseada em textos e canções de Chico Buarque. A obra acompanha a ascensão e queda de Benedito Silva (Roderick Himeros), cantor e compositor de sucesso inventado e fabricado pela mídia.

“Antígona”, no Teatro Oi Casa Grande

Andréa Beltrão em “Antígona”. Foto: Divulgação

O solo “Antígona” traz Andréa Beltrão como a personagem-título da tragédia grega de Sófocles: uma jovem princesa que enfrenta a ordem do rei Creonte de deixar seu irmão, que lutou na guerra, sem sepultura. Ao desobedecer a determinação real, ela paga com a própria vida. A obra está em cartaz no Teatro Oi Casa Grande até domingo (10/11).

Eventos

23ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Bienal de Música Brasileira Contemporânea busca a valorização dos compositores nacionais. Foto: Divulgação

Em sua 23ª edição, a Bienal de Música Brasileira Contemporânea começa neste domingo (10/11) e vai até quinta-feira (14/11). O evento acontece no Centro de Artes da UFF, na Sala Cecília Meireles e no Teatro Dulcina. O objetivo é valorizar a diversidade musical brasileira, e, no palco, estarão a mais recente produção dos compositores brasileiros, em uma série de 52 obras de música sinfônica, de câmara e eletroacústica-mista. Os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

Cinema

O Relatório

"O Relatório" é a estreia desse semana na agenda cultural

“O Relatório” traz uma história real sobre a investigação da CIA após os atentados de 2001. Foto: Divulgação

Baseado em uma história real, “O Relatório” estreou essa semana nos cinemas. Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a CIA passou a adotar o uso da tortura como meio de obter informações de pessoas consideradas ameaças ao país, sob a justificativa de evitar a todo custo que um ataque do tipo acontecesse mais uma vez. Trabalhando para a senadora Dianne Feinstein (Annette Bening), o agente Daniel J. Jones (Adam Driver) inicia, em 2007, uma investigação interna acerca de denúncias sobre a destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA, divulgadas através de reportagem publicada pelo jornal New York Times. Com muita dificuldade em conseguir os documentos necessários, Daniel dedica-se ao relatório por quase uma década, sem saber se um dia as descobertas feitas por ele serão expostas ao público.

Confira também a agenda cultural para o fim de semana em São Paulo.

67
VISUALIZAÇÕES