9ª edição da ArtRio foca na valorização da arte brasileira

Começa hoje, na Marina da Glória, a ArtRio, uma das feiras de arte mais reconhecidas do mundo. O evento vai até o dia 22 de setembro e traz o que tem melhor na arte brasileira, com foco na qualidade, inovação e apresentação de novos nomes do meio, com o objetivo de propor ao público uma experiência diferenciada de visitação.

Obra externa na ArtRio

“Ninho”, do artista sonoro carioca Siri, é uma das obras expostas na ArtRio 2019. Fotos: Bruno Ryfer / Divulgação

A feira terá importantes galerias brasileiras e traz dois programas centrais: VISTA e PANORAMA. O primeiro é dedicado às galerias jovens com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira. Já no segundo, participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

A nona edição do evento ainda apresenta outros quatro programas: MIRA, SOLO, PALAVRA  e BRASIL CONTEMPORÂNEO.

O MIRA explora narrativas visuais de artistas consagrados e novos nomes, que usam a vídeo arte como plataforma. Com curadoria de Victor Gorgulho, reunirá trabalhos selecionados que serão exibidos em um grande telão na Marina da Glória.

“Solaroca” é outra obra montada na parte externa do evento

SOLO é destinado a projetos expositivos com foco em importantes coleções de arte. O programa terá a curadoria de Sandra Hegedüs, criadora do SAM Art Projects – projeto com foco na promoção e suporte para artistas de países não ocidentais. Para SOLO, Sandra irá selecionar dez artistas e suas galerias, que exibirão, em seus estandes, somente trabalhos do artista indicado.

BRASIL CONTEMPORÂNEO é destinado a projetos de artistas residentes ou oriundos de cidades localizadas fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. A seleção traz galerias de Maceió, Salvador, Fortaleza, entre outros.

PALAVRA tem como objetivo reforçar a palavra como peça fundamental na arte, promovendo conversas, leituras e performances de poetas e artistas que trabalham com a temática.

Além disso, a edição marca uma iniciativa pioneira. A ArtRio é a primeira feira de arte do mundo a ter a comercialização das obras pela internet no artrio.com. O site está ativo durante todo o ano, com ações especiais nas datas do calendário de arte, aberturas de mostras e também nas datas do varejo.

ArtRio

Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), por dia. De quinta a sábado, das 13h às 21h; domingo, das 13h às 20h.

90
VISUALIZAÇÕES