São João Marcos: de cidade histórica a parque arqueológico

Inaugurado em 2011, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é um espaço educativo e cultura, com o intuito de ser um museu a céu aberto para relembrar da antiga cidade São João Marcos, sua história e tradições culturais.

Estão à disposição dos frequentadores um Centro de Memória, guias turísticos, anfiteatro, salas multimídia e de exposições e um campo de futebol em homenagem aos craques do Marcossense Futebol Clube, time dos torcedores da antiga cidade.

Além disso, o parque também disponibiliza o Espaço Obra Escola, onde, por meio de painéis ilustrativos em formato de histórias em quadrinhos, as crianças são apresentadas ao mundo da arqueologia de maneira lúdica. Também estão à disposição uma horta orgânica, na qual alunos cultivam e colhem alimentos livres de agrotóxicos, loja de souvenir, viveiro, estacionamento e banheiros com acessibilidade. Sem contar nas belas paisagens e fauna e flora encontradas na área.

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba), km 20, tel. 2233-3690. De quarta a sexta, das 10h às 16h; sábado e domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

 

89
VISUALIZAÇÕES