Palas Athena apresenta o 133º Fórum da Cultura de Paz e Não Violência

Esculturas do SESC Vila Mariana em São Paulo

SESC Vila Mariana/ foto de Daniel Ducci

O 133° Fórum da Cultura de Paz e Não Violência  acontecerá às 19h do dia 3 de setembro, no  Sesc Vila Mariana. Com participação da Profa. Dra.  Marilene Grandesso e da Dra. Ana Maria Silva, o evento, organizado pela  instituição Palas Athena, tem entrada franca e promete ser uma verdadeira experiência de aprendizado.

Colaboração e Diálogo: um caminho para relações mais humanas
As marcas de nosso tempo têm nos desafiado a conviver com as diferenças e os conflitos nos mais diversos contextos sociais e ideológicos e a navegar na incerteza. Associadas a relações de poder, diferenças criam campos de tensões, polarizações, lógicas excludentes que tornam a convivência com o outro desafiadora, quando não, impossível. Em tempos de conflitos acirrados como os que vivemos, a colaboração surge como uma filosofia de vida e o diálogo como um caminho. Essas duas palavras – colaboração e diálogo – ganharam lugar de destaque nas nossas conversações e, ao cair na comunalidade, acabaram perdendo um pouco de sua força constitutiva.

Os propósitos desta apresentação envolvem refletir sobre como podemos conviver com as diferenças e convidar possibilidades de relações mais humanas, a partir de um posicionamento colaborativo e a prática do diálogo.

Palestrantes

Marilene Grandesso, Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica, pela PUC-SP, psicoterapeuta de famílias, casais e indivíduos e terapeuta comunitária. Fundadora e coordenadora do Instituto INTERFACI envolvido com práticas colaborativas e dialógicas, práticas narrativas, terapia comunitária e facilitação de conversações em instituições e grupos. Coordenadora no Brasil do Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – ICCP-INTERFACI, desde 2011, juntamente com o Houston Galveston Institute e Taos Institute. Professora e supervisora do curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casal da PUC-SP. Autora e organizadora de obras de referência na área entre as que destacamos: “Práticas colaborativas e dialógicas em distintos contextos e populações – um diálogo entre teoria e práticas”.

Ana Maria Silva, 
Médica com formação em ginecologia e obstetrícia; mestrado na área de tocoginecologia – Santa Casa de São Paulo, homeopatia e medicina antroposófica; pós-graduação em Saúde Integrativa e Bem-estar – Hospital Israelita Albert Einstein (em curso). Criadora do Projeto Médico, Pedagógico e Social Sol Violeta, em atividade há 28 anos. Trabalha desde 1988 no serviço público de saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Estado (unidades básicas de saúde e hospital), e hospitais Santa Marcelina, São Luiz Gonzaga (Irmandade da Santa Casa de São Paulo), José Storopolli.

Serviço

3 de setembro de 2019 • terça-feira • 19 horas

Entrada: gratuita
Local: Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Prefira Transporte Público
Metrô Ana Rosa 750m  e Metrô Paraíso 1000m

Retirada de ingressos no dia da atividade, a partir das 14h,
nas unidades do Sesc (exceto Interlagos, Itaquera e Parque Dom Pedro II)

422
VISUALIZAÇÕES