23h às 29h: Os bares da Roosevelt

Ambiente interno do bar “Papo, Pinga e Petisco”, em frente à Praça Roosevelt

Querido leitor,

Na coluna de hoje falarei sobre a minha visita à Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo. Achei a experiência muito interessante. A rua toda, desde a Consolação, fica praticamente tomada por bares em toda a sua extensão. Os bares colocam mesinhas e cadeiras no lado de fora, onde as pessoas ficam bebendo e conversando – de pé na calçada e também invadindo a rua.

Um aglomerado de gente se forma e o estreito espaço da rua se torna uma competição entre carros e pessoas. Também passam vendedores ambulantes na calçada, tentando vender de tudo, até mesmo pizza. Mas o que move a região é a infinidade de bares.

Um dos tradicionais é o “Papo, Pinga e Petisco”, apelidado de PPP. Ele tem uma decoração mais retrô, com referências dos anos de 1950 e 1960. Aliás, dizem que foi lá, em 1964, quando o bar abrigava a Boate Djalma’s, que Elis Regina fez o seu primeiro show em São Paulo. Se este fato é verdadeiro eu não sei, mas certamente é mais divertido pensar que sim. No cardápio você encontra vários petiscos, cerveja de garrafa e cachaças.

Além do PPP, existem muitos outros bares que não cheguei a conhecer com profundidade, mas passei em frente. O Mr. Cult, por exemplo, estava com música ao vivo. E a maior parte deles estava lotada: o Baz, o Lekitsch, o Parlapatões (esse tem um teatro) e o Tap Tap.

De tudo, o que ficou comigo da Praça Roosevelt foi ver tantas pessoas diferentes compartilhando um mesmo espaço e, às vezes, atravessando a rua para continuar o papo na própria Praça. E se você também subir para a Roosevelt, verá muitos skatistas: alguns fazendo acrobacias, outros caindo, mas todos certamente também se divertindo na noite paulistana.

Beijos!

Papo, Pinga e Petisco

Praça Franklin Roosevelt, 118, Bela Vista, tel. (11) 3257-4106. De terça a sábado, das 18h à 1h.

1178
VISUALIZAÇÕES