28ª ABF Franchising Expo reúne mais de 400 marcas e os principais players do setor de franquias

Debate na feira de 2018: programação perfeita para quem quer empreender

Para quem é – ou deseja cer – empreendedor no bem-sucedido setor de franquias, a participação em uma feira como esta chega a ser obrigatória. Não é exagero.

Tradicionalmente, a ABF Franchising Expo agrega em um mesmo espaço, no Expo Center Norte, as maiores lideranças desse mercado e as mais cobiçadas marcas nos segmentos de alimentação, educação, saúde, beleza, turismo, entretenimento, informática e outros, além de players importantes do mercado nacional e internacional.

Realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, a feira, nesta 28ª edição, está ainda mais fortalecida. No 1º trimestre de 2019, houve um crescimento nominal de 7% (em 2018, foi de 5,1%). O faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. A expectativa é que o evento, que acontece entre 26 e 29 de junho, reúna mais de 400 marcas e receba mais de 60 mil empreendedores nos quatro dias de feira.

Segundo André Friedheim, presidente da ABF, em 2018 as redes de franquia aceleraram sua expansão, o que fez o volume de unidades em operação crescer 5,3%, a maior taxa nos últimos três anos.

“Com uma inflação sob controle, perspectivas de crescimento do PIB e a melhora da confiança empresarial, este ritmo de expansão deve se manter ou até acelerar um pouco, o que traz grandes oportunidades para quem deseja ingressar no sistema. A ABF Franchising Expo acaba sendo a ‘ponta de lança’ deste movimento, ao trazer as principais novidades do setor em termos de marcas, modelos de negócio, faixa de investimento, tecnologias, nichos e condições especiais”, diz Friedheim. Este ambiente e o modelo de franquias são especialmente indicados para quem vai abrir seu primeiro negócio.

“Quem abre uma franquia já sai na frente. Isso porque adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Tem acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas e conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim e tão importante quanto, opera com uma marca já reconhecida que ajuda na atração de clientes”, destaca Friedheim.

Nos 31 mil m² de exposição, a ABF Franchising Expo trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos variados. Participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais.

O segmento de acessórios na edição de 2018 da feira

São destaques na feira os espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising, como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.

Haverá ainda o Lab ABF by Oasis, um espaço que reúne diversas RetailTechs em um único ambiente com soluções para franqueadores e franqueados de diferentes segmentos. Por fim, destaque para a criação do Exhibitor Business Louge, espaço dedicado para interações, encontros e negócios dos expositor da feira.

Para participar, é preciso fazer o credenciamento online pelo site www.abfexpo.com.br, o que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 70, mesmo durante a realização do evento, de 26 a 29 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Portugal é a bola da vez

Nos dias 17 e 18 de maio aconteceu em Lisboa a Expo Franchise APF, com ótimas oportunidades para os empreendedores brasileiros. A Associação Portuguesa de Franchising fez recentemente um Acordo de Cooperação Internacional com a ABF Rio para a realização de ações conjuntas, como cursos, seminários e missões internacionais de negócios, para fomentar o empreendedorismo e implementação de franquias entre os dois países.

Segundo dados de 2018, Portugal é o 2º país mais procurado e que mais recebe redes de franquias com 34 marcas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Com o grande crescimento de brasileiros que se mudam para Portugal, esta aliança é muito bem-vinda. Presidente da APF, Cristina Maria Matos acredita que esse é o momento ideal para o brasileiro abrir uma franquia em Portugal. Lar de 85 mil brasileiros, o país, de acordo com Cristina, é favorável devido a incentivos do governo local ao empreendedorismo, clientes com poder de compra e uma maior receptividade do público português com os empreendedores brasileiros.

“Os portugueses acolhem bem os brasileiros, pois reconhecem o esforço dessas pessoas em trabalhar e investir no país”, afirma.

238
VISUALIZAÇÕES