Shows, espetáculos, filmes e eventos: confira a agenda cultural para o fim de semana em São Paulo

O que não falta em São Paulo é atividades para se fazer, exposições para visitar e filmes para assistir. Agora saber de tudo o que está acontecendo pela cidade é outro assunto. Portanto, para te ajudar, montamos uma agenda cultural mostrando o que fazer por São Paulo no final de semana.

Exposições

Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau

Alphonse Mucha, “Zodíaco”, 1968

Com curadoria de Tomoko Sato e Ania Rodriguez, a exposição traz as obras de Alphonse Mucha (1860-1939), um dos artistas mais destacados da virada do século XIX na Europa e o principal expoente do movimento Art Nouveau. São cerca de 100 obras, entre cartazes, desenhos, pinturas, gravuras, objetos, livros e fotografias, que percorrem a obra do artista e também sua influência no mundo contemporâneo.

A exposição fica no Centro Cultural Fiesp até o dia 15 de dezembro, com entrada gratuita.

Cinema

Bacurau

Filme brasileiro ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes deste ano. Foto: Divulgação

Com direção de Kleber Mendonça Filho e estrelado por Sonia Braga, o filme conta a história de moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, que descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Quando estrangeiros chegam à cidade e cadáveres começam a aparecer, os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados.

Premiado em Cannes, o filme ganhou destaque na crítica mundial. Para os que não viram o longa, ainda dá tempo de assistir uma sessão nos cinemas.

Confira nossa entrevista exclusiva com Alli Willow, atriz franco-americana que participou do filme.

Midsommar – O Mal Não Espera a Noite

Com direção de Ari Aster, de “Hereditário”, o longa vem sendo elogiado pela crítica. Foto: Divulgação

Na trama, Dani (Florence Pugh) se vê sozinha após um terrível incidente tirar a vida de toda sua família. Ela busca apoio em seu namorado Christian (Jack Reynor), mas os dois passam por um momento complicado do relacionamento. Quando Pelle (Vilhelm Blomgren), amigo sueco de Christian, convida o casal e mais dois amigos para uma tradicional celebração de verão na aldeia em que cresceu, a jovem vê a viagem como oportunidade para espairecer e processar seu luto. Assim que são recebidos pelos peculiares habitantes, o grupo passa a suspeitar que está em perigo.

Recém-estreado, o filme de terror é o grande destaque nas telonas brasileiras neste final de semana.

Eventos

São Paulo Oktoberfest

Agenda cultural de São Paulo nesse final de semana traz a Oktoberfest

Foto: Divulgação

A 3ª edição da São Paulo Oktoberfest começa, hoje, no Jockey Club. Até o dia 6 de outubro,  a tradicional festa alemã agitará o público paulista buscando conhecer a cultura do país – desde sua gastronomia a festas tradicionais, cervejas, jogos e shows. O evento terá 15 tipos de cervejas artesanais e mais 5 tipos de cerveja Eisenbahn, além de 154 pratos típicos de comida alemã.

Daniel Grajew e Bruno Elisabetsky, no Paribar Musical

Duo de Daniel Grajew e Bruno Elisabetsky. Foto: Divulgação

Mais um programa na agenda cultural de São Paulo, o projeto Paribar Musical está em cartaz na tradicional casa da Praça Dom José Gaspar, com a temporada “Diversidades” de jazz ao vivo. Todos os domingos, uma banda diferente se apresenta com repertório de canções conhecidas do grande pública sendo executadas com instrumentos que não são tão comuns ao gênero.

Neste domingo (22/09), o pianista, compositor e arranjador, Daniel Grajew, junto ao violonista, compositor e produtor musical, Bruno Elisabetsky, se apresentam durante o brunch especial da casa.

Espetáculos

“Eu de Você”, no Teatro Vivo

Foto: Marlene Bergamo / Folhapress

Fechando a agenda cultural do fim de semana, o monólogo “Eu de Você”, protagonizado por Denise Fraga, estreia hoje e fica em cartaz até 15 de dezembro. Reabrindo o Teatro Vivo – após nove meses de reforma – a peça traz narrativas reais com colaboração do público e costuradas com referências da literatura, música, imagens e poesia. Os ingressos variam de R$ 25 a R$ 70. A peça tem classificação etária livre.

Confira, também, a agenda cultural do fim de semana no Rio de Janeiro.

1009
VISUALIZAÇÕES