Shows, espetáculos, filmes e eventos: confira a agenda cultural para o fim de semana em São Paulo

O que não falta em São Paulo são atividades para se fazer, exposições para visitar e filmes para assistir. Agora saber de tudo o que está acontecendo pela cidade é outro assunto. Portanto, para te ajudar, montamos uma agenda cultural mostrando o que fazer por São Paulo nesse final de semana.

Eventos

13ª edição da Virada Esportiva

Duda Beat é uma das atrações confirmadas para o evento. Foto: Divulgação

Em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, além de mais de 40 atividades gratuitas para o público, a Adidas apresenta show exclusivos de Duda Beat e Omulu no Memorial da América Latina, nos dias 23 e 24 de novembro para a Virada Esportiva. Além das apresentações, o espaço sediará as classificações da Tango League e a Tango Mania – campeonatos de futebol de rua da marca –, treinos das comunidades adidas Runners e adidas Training, treinos especiais de Ballet Fitness, escalada, Fit Fight, circo e calistenia, entre outros. Todas as atividades são gratuitas.

MIMO Festival 2019

Protagonismo feminino e música negra são as bases do MIMO Festival. Foto: Divulgação

Se aproximando da sua 50º edição, o MIMO Festival traz para a Praça das Artes, o Theatro Municipal de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo e o Mosteiro de São Bento, artistas de todo o canto do mundo. Valorizando o intercâmbio cultural, sons do rap, blues, pop, rock, fado e muitos outros ritmos irão marcar presença. Da África Ocidental, Amadou & Mariam, o casal de artistas cegos do Mali, trazem o blues africano; de Portugal, vem Marta Pereira da Costa, a primeira e única mulher profissional da guitarra portuguesa a nível mundial; de São Paulo, o rapper Edgar, entre diversos outros artistas. O evento acontece de 22 a 24 de novembro, com entrada gratuita.

Festival Feira Preta 2019

Festival inclui conversas com artistas, show, curso, narração de histórias, entre outras

O Festival Feira Preta mobiliza vários pontos da cidade de São Paulo com conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo e inovador na criatividade preta em diferentes segmentos. Um dos pontos que integra a programação é o IMS. Para o final de semana, contam com uma conversa com a artista Aline Motta no dia 23/11, às 11h, e o show África em nós, realizado no dia 24/11, às 16h, com nove músicos de diferentes nacionalidades, além de outras atrações. A entrada é gratuita.

III Festival das Comunidades Estrangeiras

Falafel e homus; comidas árabes típicas terão presença no evento. Foto: Divulgação

Com o objetivo de integrar as diversas comunidades de outros países, o III Festival das Comunidades Estrangeiras acontece no dia 24/11, das 10h às 18h, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em frente ao Parque do Ibirapuera. Além de shows e diferentes atrações, o evento terá gastronomia típica: judaica, espanhola, japonesa, árabe, portuguesa, italiana, boliviana, chinesa, peruana, alemã, grega, entre outras. A entrada é gratuita.

Cinema

A Vida Invisível

Carol Duarte interpreta Eurídice em “A Vida Invisível”; filme ganhou prêmio em Cannes. Foto: Divulgação

Elogiado pela crítica e representante do Brasil no Oscar 2020, “A Vida Invisível“, dirigido por Karim Aïnouz, estreou nessas semanas nos cinemas de São Paulo. O filme acompanha a história de Eurídice (Carol Duarte), uma jovem talentosa, mas bastante introvertida, e sua irmã mais velha, Guida (Julia Stockler), o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

Confira também a agenda cultural para o fim de semana no Rio.

1063
VISUALIZAÇÕES