Exposições, espetáculos, filmes e eventos: confira a agenda cultural para o fim de semana em São Paulo

Seguimos com nossa agenda cultural. Shows, espetáculos, estreias nos cinemas, eventos, seja o que for, na capital paulista não faltam programas. Portanto, para te ajudar, relacionamos algumas dicas do que fazer por São Paulo nesse final de semana.

Se você procura por sugestões do que fazer especificamente no aniversário de São Paulo, então confira nossas dicas neste link. Aqui será apenas para os que desejam sugestões culturais independente dos 466 anos da cidade. Sem mais delongas, aqui estão elas:

Exposições

“Cruz-Diez: a liberdade da cor”, no Espaço Cultural Porto Seguro

Color in Space and Time. Divulgação

O artista franco-venezuelano Carlos Cruz-Diez (1923-2019) é homenageado na exposição “Cruz-Diez: a liberdade da cor”, no Espaço Cultural Porto Seguro. O artista dedicou sua vida ao estudo da cor e isso é exibido na mostra com 8 obras, a maioria instalações, propondo um percurso imersivo aos visitantes. Além disso, 20 fotos em preto e branco, feitas por Cruz-Diez, também estão expostas.

Até: 02/02
Entrada: Gratuita

“TÓQUIO Antes/Depois”, na Caixa Cultural São Paulo

Exposição visa mostrar como a modernização estrangeira afetou os costumes japoneses. Foto: Divulgação

A cidade de Tóquio é o tema dessa exposição, que inaugura na Caixa Cultural neste sábado (25). Serão 80 fotografias evidenciando os contrastes entre os anos 1930 e 1940 com a década de 2010 da capital japonesa. Os painéis selecionados fazem uma retrospectiva por meio do olhar de nove fotógrafos, além de obras resgatadas de duas publicações históricas: as revistas fotográficas “Koga” (1932) e “Nippon” (1933).

Até: 22/03
Entrada: Gratuita

Espetáculos

“Alma Despejada”, no Teatro Folha

Irene Ravache reestreia “Alma Despejada” no Teatro Folha. Foto: Divulgação

Irene Ravache estrela o monólogo, em cartaz no Teatro Folha. Na peça, ela interpreta Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada. Em sua visita derradeira, Teresa se lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida. A personagem transita entre o passado e o presente, de maneira poética e bem-humorada.

Até: 29/03
Entrada: Ingressos a partir de R$35

“O Camareiro”, no Teatro FAAP

Tarcísio Meira e Cassio Scapin, em cena. Foto: Divulgação

Em cartaz no Teatro FAAP, “O Camareiro” acompanha Sir (Tarcísio Meira) e Norman (Cassio Scapin). Na Inglaterra, durante a 2ª Guerra Mundial, em um pequeno teatro regional, uma Companhia Shakespeariana em turnê se prepara para encenar mais uma vez a desafiadora peça King Lear. Sir, o ator principal e dono da companhia está a beira de um colapso nervoso no hospital. Parte da trupe acredita que a apresentação deve ser cancelada, mas Norman, o obstinado camareiro de Sir, está determinado a seguir adiante. Quando ele surge no teatro, fugido do hospital, Norman poe-se a trabalhar para persuadir o confuso Sir a estar pronto e entrar em cena.

Até: 02/02
Entrada: Ingressos a partir de R$60

Cinema

1917

Longa tem 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Foto: Divulgação

Um dos grandes favoritos ao Oscar de Melhor Filme, “1917” chegou aos cinemas brasileiros. Na história, os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar mais de 1300 colegas de batalhão.

Confira também a agenda cultural do final de semana no Rio.

337
VISUALIZAÇÕES