CCBB inaugura exposição do arquiteto Athos Bulcão

Máscara criada por Athos Bulcão inspirada no filme 2001, uma Odisséia no Espaço

Máscara criada por Athos Bulcão inspirada no filme 2001, uma Odisséia no Espaço

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo exibe a mostra “100 Anos de Athos Bulcão”, que celebra o nascimento, em 1918, deste grande artista. Pintor, escultor, desenhista e artista gráfico, o carioca Bulcão foi assistente do pintor Cândido Portinari e trabalhou com Oscar Niemeyer na construção de Brasília.

A exposição do CCBB procura homenagear o talento do artista que se conectou com a arquitetura, mas também com telas, tintas, pincéis, azulejos, fotografia e até cenários e figurinos. Um universo rico e fascinante, mapeado pelos curadores Marília Panitz e André Severo, que selecionaram mais de 300 trabalhos, alguns dos quais inéditos, criados entre os anos 1940 e 2005.

Dividida em vários núcleos, a mostra destaca a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950; sua relação com a pintura sacra; os croquis feitos para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro; figurinos que ele fez para as óperas “Amahl e os Visitantes da Noite” de Menotti; e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.

Serviço

CCBB – Rua Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-365. Entrada franca. Até 15 de outubro.

742
VISUALIZAÇÕES