Conheça as Manas Bonetti, especialistas em mosaico artístico

As Manas Bonetti, especialistas em mosaico artístico, em ação no seu estúdio em Santa Catarina

Elas são mestres mosaicistas  pela Scuola Mosaicisti del Friuli de Spilimbergo, na Itália, onde estudaram durante três anos, e as maiores especialistas em mosaico artístico do Brasil. De martelinha na mão, ferramenta usada desde o Império Romano, as irmãs gêmeas catarinenses Marielle e Michelle Bonetti – as Manas Bonetti – vêm criando obras admiráveis e ganhando o mundo com essa arte. A dupla lembra que muitos artistas no período romano, na tentativa de eternizar as suas obras, renunciaram aos pincéis e as realizaram com fragmentos de materiais mais resistentes. A palavra mosaico vem do grego mousaikón, que pode ser traduzido como “obra digna das musas”.

Foi na Itália que as irmãs de Urussanga se encantaram com o mosaico. Entre 2007 e 2009 elas já haviam participado de cursos de vitrais em Murano, e retornaram à Itália para se formar mestres na Arte Musiva.

Em junho, entre os dias 18 e 23, as Manas Bonetti minisstraram curso no espaço Obra de Arte, ensinando técnicas tradicionais e o mosaico romano, bizantino e contemporâneo. Foram seis dias e 48 horas de aula, com material incluso. Em outubro deste ano as Manas voltarão a ministrar o curso no mesmo espaço.

Os planos da dupla incluem mais cursos pelo Brasil e um tour pela Itália em 2019, visita guiada aos locais com maior concentração de mosaicos romanos e bizantinos. O mosaico considerado mais antigo data de 3500 a.C. e foi descoberto na cidade de Ur, na antiga Suméria, na região da Mesopotâmia.

Lugar de sonho

As Manas Bonetti não poderiam ter encontrado um recanto mais apropriado para ministrar seus cursos de mosaico: o Espaço Obra de Arte, idealizado por Carmen Lígia, é um oásis em meio ao concreto da capital paulista.

A casa foi concebida em 1996 como um atelier aberto, um espaço de trabalho e experimentação que reúne também natureza, bem-estar e gastronomia. O ponto forte é o jardim, repleto de plantas nativas e um centenário bambuzal, que traz ao visitante um astral de casa de campo, ideal para uma pausa criativa no dia a dia. Há ainda uma loja que vende peças de talentosos designers, entre elas algumas obras das Manas Bonetti, que estarão expondo no local. Um lugar que vale a pena conhecer.

Obra de Arte – Espaço de Múltiplas Artes – Rua Indiaroba, 97, Moema, tel. 5535-5928

2099
VISUALIZAÇÕES