Conquistar o equilíbrio e melhorar a saúde são as principais propostas do spa Rituaali

Piscinas em meio à mata atlântica

Quase que no sopé da Serra da Mantiqueira, na charmosa cidadezinha de Penedo, no Rio de Janeiro, fica o Rituaali. Um espaço de saúde física, mental e espiritual que transcende o conceito de spa dedicado ao emagrecimento.

A infraestrutura é primorosa. Chalés espaçosos muito bem decorados e suítes luxuosas estão rodeados pela mata atlântica e circundam o complexo de piscinas que, por sua vez, se interligam com a sauna úmida e com os espaços de tratamento. Tudo ali é elegante e de bom gosto. Porém, a principal qualidade do Rituaali é sua proposta de buscar qualidade de vida a partir da conscientização e da transformação dos pacientes.

Aberto há três anos e dirigido pelo psicoterapeuta argentino Juan Carlos Picasso, o spa tem como meta cuidar do hóspede de forma holística, integral. Ele foi criado com base nos princípios da Medicina de Estilo de Vida e na Medicina Comportamental, especialidades que surgiram em Harvard. Em outras palavras, o objetivo é que você recupere o bem-estar e a energia com a mudança de hábitos e comportamentos.

“Compreendemos que a saúde é resultado do equilíbrio físico, mental, social e espiritual, e que cada pessoa é uma unidade indivisível. Se o corpo está mal, a mente está mal; se a mente está mal, o relacionamento está mal e a parte espiritual também. Aqui tratamos a pessoa como um todo e de forma intensiva”, explica Picasso.

São quatro programas – controle de stress e ansiedade, stress crônico, obesidade e sobrepeso, e antidor – que incluem vários tipos de terapias, tratamentos e atividades. Médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de diversas áreas acolhem o hóspede-paciente com todo o carinho e atenção. Para a Dra. Tammy Reis, médica do Rituaali, é a transformação interior que leva à reeducação alimentar, ao controle de peso e à saúde plena.

O ideal é que o hóspede fique ao menos uma semana nesta rotina deliciosa de massagens, banhos aromáticos, duchas, caminhadas, musculação, hidroginástica e diversão. A alimentação é muito saborosa, com pratos feitos com legumes e verduras orgânicos, da horta do spa. No desjejum, o café de cevada substitui maravilhosamente bem o café tradicional, e o leite de castanhas é uma opção mais leve e saudável, sem lactose.

O diretor geral Juan Carlos Picasso

Há muito aprendizado em uma estada no Rituaali. Aulas de gastronomia, palestras e bate-papos com os especialistas fazem parte da programação, além de sessões de terapia em grupo ou individual.

Como lembra Juan Carlos Picasso, a área comportamental é uma das mais significativas do projeto. “Por que a psicoterapia? Nove de cada dez doenças têm sua origem na mente. O Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o país com o mais alto nível de depressão e ansiedade da América Latina.

Vivemos em um mundo de muita pressão, onde parece que a vida precisa ser só resultado. Não há nada mais transcendente do que o amor, e ele é o único ordenador do sistema central. O amor tem um fator terapêutico que não pode ser substituído”, diz Picasso.

Em finlandês, Rituaali significa ritual. Dessa forma, nada como aproveitar o embalo do início do ano e começar um novo ritual de vida, no qual saúde, mente sã e bem-estar são atributos que andam juntos.

1063
VISUALIZAÇÕES