COVID-19 cria novo modelo de home office

Mudar a rotina profissional e trabalhar em casa passou a ser regra depois da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). E esse novo modelo vale não apenas para empresas “tradicionais”. Quem poderia imaginar que um dia o Papa Francisco faria uma oração transmitida pele internet na biblioteca do Vaticano? Para evitar multidões, a Igreja optou por colocar telões na Praça de São Pedro. O Papa rezou sua primeira missa home office.

Papa Francisco faz missa virtual direto da biblioteca do Vaticano

Os canais de TV por assinatura, quase 24 horas ao vivo, evitam as entrevistas presenciais ou nos estúdios. Tudo acontece pela internet. O programa Saia Justa, do GNT, também se adequou aos tempos da COVID-19. Na edição da semana passada, apenas a apresentadora Astrid Fontenelle estava nos estúdios da emissora, em São Paulo. As outras participantes, Pitty, Mônica Martelli e Gaby Amarantos, entraram ao vivo de suas casas.

E na música o cenário também mudou. Cantores cancelaram suas apresentações pelo país e passaram a fazer shows e lives direto de suas casas para alegrar a vida reclusa dos fãs. No último final de semana, Paula Fernandes fez um pocket show em suas redes sociais. “Se agora temos que ficar em casa, vou usar a tecnologia para estar perto do meu público”, explicou a cantora.

Cantora Maria Gadú, atração confirmada no #FestivalFicoEmCasa, nesta quarentena

Cantora Maria Gadú, atração confirmada no #FestivalFicoEmCasa

Parece que a moda pegou. Nomes como Marília Mendonça, Roberta Sá e até o espanhol Alejandro Sanz já andaram fazendo exibições home office. E vem mais por aí. De 24 a 27 de março acontece o Festival #EuFicoEmCasaBR, versão brasileira de um festival português. Daniela Mercury, Maria Gadú, Paulo Miklos, Adriana Calcanhoto e Dudu Nobre já confirmaram participação. Serão 70 artistas e mais de 40 horas de shows inéditos e intimistas.

Os especialistas em RH e os gestores que se preparem. O conceito de trabalho remoto em tempos de coronavírus será bem mais amplo do que organizar o ambiente de trabalho em casa, conciliar a vida com os filhos, planejar a distribuição de tarefas e garantir o cumprimento de prazos.

310
VISUALIZAÇÕES