Dia da Consciência Negra traz diversos programas por São Paulo

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi criado com o intuito de refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Como resultado, várias instituições e lugares oferecem uma programação especial no dia. Por conta disso, montamos uma relação de programas e atrações por São Paulo no feriado. Confira abaixo:

JAZZ FR/BR, no Teatro Aliança Francesa

Evento acontece no Dia da Consciência Negra

Dj Odara é uma das atrações confirmadas. Foto: Divulgação

Das 14h até às 21h, acontece a 3ª edição do JAZZ FR/BR, com atrações no palco do Teatro Aliança Francesa. Além dos shows, comidas, feira de livros e vinis contribuem para difundir a cultura jazzística, seja de modo direto ou por meio das várias vertentes do gênero. A entrada é gratuita.

“Elza, Musical”, no Teatro Porto Seguro

Musical da vida de Elza Soares traz sessão especial para o feriado. Foto: Daniel Barboza / Divulgação

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o musical terá uma sessão especial hoje (19/11), às 20h, no Teatro Porto Seguro. Em cena, as atrizes se dividem ao viver Elza Soares em suas mais diversas fases e interpretam outros personagens, como os familiares e amigos da cantora, além de personalidades marcantes.

“Odara – Tradição, Cultura e Costumes de um Povo”, no Teatro Oficina

“Odara” traz uma homenagem à cultura africana. Foto: Jennifer Glass / Divulgação

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, no dia 20/11, às 20h, o espetáculo “Odara – Tradição, Cultura e Costumes de um Povo” promoverá sessão especial no Teatro Oficina, com ato contra a intolerância religiosa. Sinopse: “Odara – Tradição, Cultura e Costumes de um Povo” traz a narrativa da criação do mundo segundo referências da mitologia yorubá. Olorun, o Senhor Supremo do Universo, resolveu acabar com o ócio reinante no Orun e decidiu criar um mundo habitado por seres semelhantes a Ele. Para tanto, convocou todos os orixás e, sob o comando de Obatalá, ordenou que partissem para criar o Ayê, a terra”.

“Um Gesto de Liberdade”, no Memorial da América Latina

Além das correntes, o evento conta também com homenagens, exposição, shows e feira gastronômica

Na quarta (20/11), o encontro “Um Gesto de Liberdade” acontece na América Latina. O evento reúne todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica. Além disso, também traz os shows das cantoras Paula Lima e Carolina Soares.

Festival “Mesa Afro Brasil”

Mama Africa Labonne Bouffe está entre os participantes. Foto: Divulgação

Mais de 40 estabelecimentos, entre bares, hamburguerias e restaurantes, recebem o festival “Mesa Afro Brasil” durante todo o mês de novembro. Os pratos exclusivos são produzidos por chefs negros. A cada refeição vendida, R$ 1 é revertido em bolsas de estudo na Faculdade Zumbi dos Palmares. Além disso, na quarta (20/11), o evento reúne especialistas no Museu do Futebol para a realização de diversas palestras.

710
VISUALIZAÇÕES