Dicas para um final de semana em São Paulo

O que não falta em São Paulo é atividades para se fazer, exposições para visitar e filmes para assistir. Agora saber de tudo o que está acontecendo pela cidade é outro assunto. Portanto, para te ajudar, traremos dicas, mostrando o que fazer por São Paulo no final de semana.

Exposições

Histórias das Mulheres: Artistas Até 1900 e Histórias Feministas: Artistas Depois de 2000

Kaj Osteroth & Lydia Hamann, Admiring Polvo de Gallina Negra, Mistresses of Feminist Art, 2016.

Ambas exposições já estão abertas ao público no MASP. Até o dia 17 de novembro, você pode vislumbrar as histórias narradas por meio de obras feitas por mulheres, com trabalhos para além das categorias tradicionais das belas artes, que oferecem perspectivas mais amplas e plurais.

As duas exposições estabelecem um diálogo e ligam as pontas menos exploradas da arte feita por mulheres. A primeira parte tem curadoria e pesquisa de Julia Bryan-Wilson, Lilia Schwarcz e Mariana Leme, e a parte contemporânea, de Isabella Rjeille.

L’Atelier d’Abel de Pujol (1822), Adrienne Marie Louise Grandpierre-Deverzy

Com o sucesso da exposição de Tarsila de Amaral, atraindo mais de 400 mil visitantes (recorde na história do MASP), a dica é garantir seu ingresso com antecedência.

Eventos

12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Escritório turco KPM (Kerem Piker Mimarlik), em Istambul, é abordado na mostra. Foto: Divulgação

Já está rolando em São Paulo a Bienal de Arquitetura. Sob o título Todo dia, busca destacar o protagonismo do cotidiano na arquitetura e no urbanismo no século XXI. A 12ª BIA consiste em duas exposições que ocupam dois edifícios-manifesto do cotidiano de São Paulo: Todo dia, no Sesc 24 de Maio, de 10 a 29 de setembro de 2019, e Arquiteturas do cotidiano, no Centro Cultural São Paulo, de 13 de setembro a 8 de dezembro de 2019.

Espetáculos

“Rei Sem Coroa”, no Centro Cultural de São Paulo

 

Imagem: CCSP / Divulgação

O espetáculo “Rei Sem Coroa” acontece neste sábado, às 19h, no Centro Cultural São Paulo. O show é inspirado no repertório inédito de João Gilberto, composto por canções apresentadas em seus concertos ao vivo, mas nunca antes gravadas. Mãeana, Paulo Carvalho, Kassin e Nina Becker, juntos, compõe uma homenagem ao artista, falecido em julho. Os ingressos estão R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Estreia da peça “Ó”, na OSESP

OSESP se apresenta na Sala de São Paulo

Composta por Felipe Lara, a peça “Ó” foi encomendada pela OSESP para orquestra e coro. A série de concertos será regida pelo maestro britânico Neil Thomson. Escrita entre 2010 e 2014 para narradores, cantores, dois coros, orquestra de câmara e instrumentos eletrônicos, a peça é baseada em textos e obras do artista plástico Nuno Ramos.

A apresentação faz parte do projeto “Osesp 60”, que será seguido de conversa entre maestro, solistas e público. O concerto contará com participação do Coro da OSESP.

Cinema

It: Capítulo 2

“It: Capítulo 2” traz Pennywise de volta às telonas

Se você é um fã do gênero terror, a dica para este final de semana é “It: Capítulo 2”. Recém-estreado, o filme mostra o “Clube dos Otários” juntos novamente, 27 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme. Pennywise está de volta à cidade de Derry, e Mike convoca seus amigos a honrar a promessa feita na infância de acabar com o palhaço de uma vez por todas.

Com Bill Skarsgard, James McAvoy, Jessica Chastain, Bill Hader, Jack Ryan, Isaiah Mustafa e James Ransone, o filme é destaque nos cinemas e deve agitar seu final de semana.

Quer conferir as dicas para o Rio de Janeiro? Acesse em nossa página do Rio.

109
VISUALIZAÇÕES