Journal of Wonder publica os signos de cada aeronave da Embraer

O Journal of Wonder publicou uma nota curiosa sobre as aeronaves da Embraer. A plataforma de conteúdo da empresa conversou com a astróloga Titi Vidal para definir os signos do zodíaco de cada avião. Diferente de como funciona para as pessoas, as aeronaves foram posicionadas dentro do mapa astrológico conforme suas particularidades, e não conforme suas datas de nascimento. Confira abaixo:

Áries (21/03 a 20/04)

O primeiro signo do zodíaco só poderia representar a primeira aeronave fabricada pela Embraer, o Bandeirante. Um desbravador por abrir caminho para a criação da Embraer e dos próximos aviões da empresa; e um aventureiro por explorar regiões antes não atendidas pela a aviação, o Bandeirante combina com Áries que, como signo de fogo, tem as mesmas características. “É justamente o signo que abre caminhos e começa as coisas novas com ousadia e autoconfiança. É um verdadeiro guerreiro”, justifica Titi.

Touro (21/04 a 21/05)

Touro é o signo do conforto, da estabilidade, substantivos que caem bem ao Praetor 600. A aeronave proporciona a melhor experiência de voo para o passageiro por sua comodidade, seu interior sofisticado, alcance imbatível e desempenho surpreendente em aeroportos difíceis de pousar. “Para Touro, conforto é condição básica, e também tem como característica o pragmatismo e a busca por resultado.”

Gêmeos (22/05 a 21/06)

Eis o signo da multiplicidade, que realiza diversas atividades ao mesmo tempo. Você já deve saber qual avião combina com essa descrição, né? Claro, o KC-390, aeronave multimissão da Embraer. Robusto, rápido e forte, o avião enfrenta situações adversas (buscas e resgates, combate a incêndios, missões humanitárias, evacuações aeromédicas, entre outras), pousando em pistas não pavimentadas e enfrentando climas extremos. “Gêmeos tem a capacidade de ser criativo e improvisar frente às adversidades. Adapta-se ao que for preciso”, explica a astróloga.

Câncer (22/06 a 23/07)

Pessoas do signo de Câncer são estereotipadas como sentimentais, mas, obviamente, não podem ser resumidas apenas a essa característica. “Câncer precisa de muita segurança e, por isso, prefere manter as coisas como estão, apesar de também buscar as novidades de forma lenta e segura.” Por isso, o E175 é perfeitamente representado por esse signo. A aeronave tem a manutenção como uma de suas maiores qualidades, pois possibilita um custo mais baixo e tem uma tecnologia que ajuda a economizar até 22% de combustível.

Leão (24/07 a 23/08)

“A determinação de Leão faz com que não desista dos seus sonhos e que possa crescer sempre, em busca de novos e melhores espaços”, diz Titi. Essa característica remete ao ERJ 145, que marcou o começo de uma nova era da Embraer. A aeronave conquistou seu espaço no mercado mundial e expandiu a aviação regional, abrindo espaço para que a empresa figurasse entre as três maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo. “Leoninos sempre dão um jeito de dar a volta por cima e bilhar novamente.”.

Virgem (24/08 a 23/09)

Por ser o signo que mais tem relação com a natureza e é ligado a plantações e colheitas, Virgem se encaixa com as características do EMB 200, mais conhecido como Ipanema. A aeronave agrícola sobrevoa grandes plantações para semear e multiplicar, além de ser o único avião do mundo, vendido em série, que aceita biocombustível. O Ipanema também é conhecido pela sua simples manutenção e por ser econômico ao aplicar os produtos necessários. “Virgem tem uma clara preocupação com qualidade e economia. Menos é mais. Sua simplicidade também se traduz em mais eficiência e melhor custo benefício”, relaciona.

Libra (24/09 a 23/10)

Assim como os librianos, o Phenom 300E se destaca por sua elegância. Com visual sofisticado, o jato executivo oferece conforto e espaço interno, transformando o que seriam jornadas cansativas em viagens aconchegantes. Com tecnologias que permitem gerenciar seu ambiente, a aeronave pode fazer as vontades dos passageiros. O Phenom 300E pode ser, então, considerado um ótimo companheiro da vida executiva. “Libra também é o signo que adora fazer tudo em par e em boa companhia, mas vai muito além disso: quer realmente estar junto para o que der e vier.”

Escorpião (24/10 a 22/11)

Segundo Titi Vidal, o signo de Escorpião busca fundamentalmente segurança, perfeição e lucro. Por isso, costuma ser eficiente e estável, em busca de conforto e controle de tudo. O escorpiano dos aviões da Embraer, portanto, é o E195-E2, pois ajuda os clientes a aumentar lucratividade, usa o sistema impecável full fly-by-wire e é altamente eficiente, seguro, estável e confortável.

Sagitário (23/11 a 21/12)

O paralelo entre o signo de Sagitário e o avião EMB 314, ou Super Tucano, se dá principalmente por um aspecto em comum: ambos são aventureiros. O sagitariano é conhecido por adorar um esporte radical – no caso do Tucano, as acrobacias que realiza no ar, principalmente junto à Esquadrilha da Fumaça. O avião de treinamento e ataque leve, resistente e versátil, é utilizado por forças aéreas de diversos países. “Em geral, relacionamos Sagitário ao estrangeiro. O fato do Super Tucano ser uma aeronave de grande reconhecimento no exterior só reforça sua personalidade sagitariana.”

Capricórnio (22/12 a 20/01)

“Sofisticação e inovação, gastar menos e chegar mais longe, busca por perfeição, pragmatismo e utilidade. Mais capricorniano, impossível”, compara Titi Vidal com o EMB 120, também batizado de Brasilia. O avião, que transformou a aviação regional assim como o Bandeirante, incorporou novas tecnologias em sua época – anos 80 – e foi considerado o mais sofisticado do país. Sua velocidade, seu menor consumo de combustível, menor ruído e acabamento perfeito também possibilitaram que fosse a aeronave regional mais utilizada no mundo na época.

Aquário (21/01 a 19/02)

O aquariano só poderia ser o eVTOL, o veículo elétrico de decolagens e pousos verticais da EmbraerX. Projetado para transformar a mobilidade urbana de uma forma acessível para todos, a aeronave voará de maneira autônoma e com uma operação eficiente e confiável. O signo de Aquário se destaca por ser futurista e ter a mente superaberta. “É um dos mais ligados à tecnologia e adora a liberdade. Por isso, dá um jeito de ser simples e consistente”, justifica.

Peixes (20/02 a 20/03)

“O próprio nome ‘Xingu’ remete à ideia de Peixes”, explica a astróloga, já que é uma homenagem a um grande rio que dá nome a maior e uma das mais famosas reservas indígenas do mundo. O EMB 121 foi pioneiro no mercado de aviação executiva da Embraer. Além disso, foi a primeira aeronave pressurizada construída e projetada no Brasil, o que a fazia voar alto e garantia conforto total aos passageiros. “Assim como o Xingu, que se preocupa com a qualidade e conforto do voo, os piscianos têm como características típicas sua compaixão e afeto”. A aeronave também foi a primeira de fabricação nacional a fazer a travessia do Atlântico, juntamente com um Bandeirante, o que remete ao signo de água porque Peixes é desbravador e sonhador.

666
VISUALIZAÇÕES