Esporte Clube Pinheiros inaugura exposição sobre aves de São Paulo

Olha o passarinho!

Hoje, dia 1º de junho, está sendo inaugurada no Esporte Clube Pinheiros a exposição fotográfica “Olha o passarinho”, sobre as aves que podem ser observadas na região urbana de São Paulo. A mostra é parte integrante do projeto “Nossas Aves”, promovido pelo Centro Pró-Memória Hans Nobling E.C.P.  com colaboração da SAVE Brasil e do Observatório de Aves do Instituto Butantã e também engloba outras ações, como a promoção de passarinhadas – caminhadas guiadas para observar aves –, um ciclo de três palestras sobre ciência cidadã e a instalação de 12 imensos painéis com fotografias de aves no muro externo do clube, com face para a Avenida Faria Lima.

A exposição reúne cerca de 70 fotografias da avifauna brasileira com ênfase naquelas que ocorrem na capital paulista. A última contagem de espécies do município, promovida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em 2018, indica que São Paulo, em toda sua extensão, abriga 464 espécies de aves, das quais ao menos 56 podem ser avistadas livres dentro do ambiente do próprio clube.

Além das imagens, a mostra também oferece aos visitantes curiosidades sobre os animais alados e sobre a prática de observação, bem como alguns objetos, que vão desde plumagens a instrumentos de observação, como binóculos, e jogos interativos. Uma das brincadeiras, inclusive, é o “Cada Ave no Seu Galho”, que tem como objetivo fazer uma eleição virtual com os sócios para decidir qual será a ave símbolo do E.C.P.

A exposição é gratuita e ficará em cartaz do dia 1º de junho ao dia 30 de setembro no Centro Pró-Memória Hans Nobling, dentro do clube. O acesso é livre para sócios e não sócios, sendo que estes últimos precisam agendar a visitação pelo telefone 11 3598-9700.

1578
VISUALIZAÇÕES