Há 109 anos, nascia Roberto Burle Marx

A espécie Bombax embeleza o jardim de Burle Marx na Fazenda Vargem Grande

Considerado um dos maiores paisagistas do mundo, Burle Marx nasceu em São Paulo no dia 4 de agosto, mas passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro. Aos 18 anos, foi morar na Alemanha para tratar um problema de visão e lá conheceu a vegetação brasileira no Jardim Botânico de Dahlen, em Berlim.

A partir daí, passou a compor jardins nos quais combinava a natureza brasileira com plantas tropicais de outras origens. Segundo uma estética europeia, as plantas dos jardins brasileiros da época eram importadas.

Entre seus mais de dois mil jardins e praças projetados no Brasil e em vinte países há muitas preciosidades. O Aterro do Flamengo, o Itamaraty, o Parque do Ibirapuera e o Parque Municipal Roberto Burle Marx, em São José dos Campos, são algumas de suas obras mais famosas.

Mas há outros jardins feitos por ele, lindíssimos, que podem ser visitados, caso do conjunto paisagístico da Fazenda Vargem Grande, em Areias, onde Burle Marx transformou o antigo terreiro de café em um jardim com cinco espelhos d’água, esculturas de pedras, 19 quedas d’água e duas piscinas de água corrente natural, divididos em três níveis.

Foram cerca de dez anos entre a criação e a conclusão da obra, na década de 1970. Esse mágico jardim repleto de vitórias-régias, ninfeias, bromélias e agaves está aberto para visitação. A Fazenda Vargem Grande também acolhe – em quatro quartos, no casarão da sede – hóspedes interessados em vivenciar as belezas dessa fazenda de café, construída em 1837.

Fazenda Vargem Grande

www.fazendavargemgrande.com.br

597
VISUALIZAÇÕES