Horas de voo: obras na pista principal do Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont. Foto: Divulgação

A Ponte Aérea Rio-SP vai enfrentar uma situação inédita entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro. É que, por causa das obras de manutenção e modernização de sua pista principal, o Aeroporto Santos Dumont só poderá ter em sua pista auxiliar pousos e decolagens de aeronaves até a categoria 3C (que inclui os Boeing 737-700, os Airbus A318 e os Embraer E195).

Só que a Latam não tem nenhum avião dessa categoria – todos os seus Airbus são dos modelos A320 e A321, maiores do que esses que estão liberados. A Gol, que coloca 737-800 na Ponte-Aérea, também terá de remanejar toda sua malha para incluir alguns de seus diminutos 737-700 na rota. E a Azul, que até poderia utilizar seus E-195 na rota, não opera voos de Congonhas para Santos Dumont.

Até o fechamento desta edição, as companhias ainda não haviam definido o que farão durante essas quatro semanas de interdição, mas o mais provável é que a Latam voe de Congonhas para o Galeão. Já imaginou o transtorno de pousar lá na Ilha do Governador e ter de se aventurar na Linha Vermelha para chegar ao Centro e à Zona Sul do Rio?

Enquanto isso, a Gol se movimenta para tentar manter sua ligação entre os aeroportos centrais. E, se ela ficar sozinha nessa linha, é bom a gente já ir se preparando para pagar mais por esse serviço “exclusivo” que ela oferecerá, sendo a única a operar a rota mais movimentada do país. Apertem os cintos, estamos entrando em uma zona de forte turbulência!

A melhor hora para comprar a passagem

No buscador Kayak, a ferramenta Qualquer Lugar mostra o melhor momento para comprar sua passagem. Acesse www.kayak.com.br/travelhacker/2019/anywhere, preencha o seu destino e veja quando é o período de baixa temporada e saiba se o preço para aquela data que você pretendia viajar está OK ou se vale a pena esperar mais para encontrar um valor mais vantajoso.

Nova área VIP em Guarulhos

O American Express Lounge agora ocupa um espaço de mais de 1.00 m2 no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Tem buffet de comidinhas 24h, drinques exclusivos, wi-fi de alta velocidade e chuveiros com toalhas felpudas e amenities de grandes marcas.

E o monotrilho que vai até Congonhas, hein?

A linha 17 do metrô, que começou a ser construída em 2012 para iniciar suas operações em 2014, durante a Copa do Mundo, só deve ficar pronta em 2021. O governo estadual define este mês o novo consórcio que vai assumir as obras e quem fornecerá os trens.

1569
VISUALIZAÇÕES