Premiado bartender Marcelo Serrano inaugura o Venuto Eatering Bar

Um trabalho que é uma verdadeira experiência criativa, de dois universos distintos, porém correlatos: o do sabor e o da perfumaria. É assim que Monica Rossetto, uma das mais conceituadas perfumistas do Brasil, define a elaboração de drinques aromáticos feita com o mixologista Marcelo Serrano, que acaba de inaugurar o Venuto Eatering Bar, nos Jardins.

Marcelo Serrano

Marcelo Serrano agora comanda seu próprio bar. Fotos: Arthur Bragança / Divulgação

Durante semanas, a dupla se reuniu em torno de fragrâncias e ingredientes diversos para mergulhar nessa vivência inédita. Como Monica explica, 70% do sabor vem do olfato, o restante vem das papilas gustativas. Por isso, esse sentido é essencial para qualquer criação gastronômica. O olfato está associado ao sistema límbico, que é o lugar onde nascem as emoções e lembranças, livres de filtros racionais. A partir desse mote eles criaram quatro drinques que já são destaque na carta inaugural do Venuto: Jersey, SI, Hugo e Rossetto.

O primeiro leva infusão de lavanda, leite de amêndoas, vodca elyx, limão e caramelo salgado. A lembrança olfativa é da fragrância Jersey, de Chanel. “Ele é aveludado e feminino, um drinque que tem saído muito”, observa Serrano, bartender com vinte anos de experiência, oito deles vivenciados em famosos bares da Inglaterra.

Drink Hugo, do Venuto Eatering Bar

Já o SI, de Giorgio Armani, é feito com vodca de pera, lichia, essência de rosas, grapefruit, limão e espumante: fresco e muito saboroso. Cada um deles vem em copo e “figurino” especial, o que torna a degustação ainda mais lúdica. O drinque Hugo surpreende com a gravata borboleta no copo e o aroma de patchouli, resultado da mistura de rum envelhecido com toque de vodca de pera, xarope de hortelã, suco de limão e essência de patchouli. E o Rossetto, que Marcelo fez em homenagem à perfumista, cujo sobrenome significa batom em italiano, é um delicioso blend de runs com spicy mango, chá de hibisco, limão, bitter e sálvia. O drinque contrasta notas frutadas florais frescas com notas de madeira e de especiarias, como a pimenta vermelha.

Para harmonizar com os coquetéis (há vários outros, além dos clássicos), o chef executivo Luciano Gama – que já passou pelo Hotel Emiliano, Due Cuochi e trabalhou com Serrano na Brasserie des Arts – sugere delícias como o carpaccio gratinado, o profiterole recheado de brie e o atum em crosta de gergelim, entre outros pratos bem orquestrados.

Venuto Eatering Bar

Rua Peixoto Gomide, 1658, Jardins, tel. 3063-5074.

847
VISUALIZAÇÕES