Meditação na quarentena, por que não?

Meditação em casa na quarentena

Meditação em casa

A meditação não é a ausência de pensamentos. É muito difícil manter a mente vazia, até mesmo para monges budistas. Que o diga a Monja Coen, conhecida por seu trabalho com o zen budismo: “A nossa mente é algo extraordinário, pois nunca se aquieta, e a meditação não é parar de pensar, mas sim observar e perceber os pensamentos, deixando-os ir e vir, de forma neutra, buscando os espaços vazios. Quando começamos a dar atenção aos espaços vazios, que passam despercebidos no dia a dia, estamos meditando”.

Por trazer calma e foco e trabalhar com a respiração, a meditação reduz a ansiedade, melhora o sono, aumenta a autoestima, o bem-estar e até a imunidade. Por meio da meditação, uma mente que frequentemente é estressada e carece de concentração e clareza pode gradativamente tornar-se calma, clara e focada, e assim responder às questões da vida com mais paciência, compaixão e generosidade.

“O isolamento social pode causar pânico mental”, ressalta o neurocirurgião Fernando Gomes, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Fisicamente, no cérebro, são os lobos frontais os principais responsáveis pela criatividade e imaginação. É nessa região que o cérebro produz pensamentos que podem atrapalhar o autocontrole durante o isolamento social. Por isso, a meditação é tão importante, pois permite gerenciar pensamentos e administrar essa ansiedade natural”, ele enfatiza.

LOJONG

Aplicativo de meditações Lojong

Aplicativo Lojong

Alguns aplicativos oferecem a meditação guiada com suporte de especialistas no assunto. Um dos melhores apps é o Lojong – a palavra tibetana significa “treinamento da mente”. O aplicativo Lojong apresenta diferentes práticas e programas para quem está começando. Desde o Mindfulness até sessões para serem feitas com crianças ou em família.

Nesse momento de pandemia do coronavírus, o Lojong está disponibilizando um cupom de acesso ilimitado à versão completa do aplicativo, com todas as práticas de meditação guiada, durante 30 dias. Confira como cadastrar o cupom:

Android: depois de entrar no app, basta procurar pela seção “Mais”, clicar em “Cupom” e digitar o código COR-02020.

iOS: depois de baixar o app, acesse lojongapp.com/cupom e informe o código COR-02020, juntamente com seu e-mail de cadastro na AppStore.

POSITIV 

Aplicativo Positiv de meditação

Aplicativo Positiv

Um novo aplicativo brasileiro de meditação e autoconhecimento, o Positiv App oferece mais de 100 meditações guiadas por renomados instrutores de autodesenvolvimento e mindfulness do país, com respirações para controle de ansiedade e estresse, práticas de relaxamento para dormir melhor, meditações para lidar com emoções desafiadoras, entre outras. Além de 10 masterclasses sobre temas como alimentação consciente e técnicas do Ayurveda, e músicas meditativas para ajudar a relaxar, inspirar ou concentrar. Está disponível em versões grátis e premium nas lojas de aplicativos para smartphones Google Play e App Store.

MINDKIDS

Meditação para crianças

Meditação para crianças e adolescentes

O projeto MindKids usa as redes sociais para ensinar práticas rápidas de meditação para crianças e adolescentes. Com o “Diário da Quarentena”, são propostos exercícios de meditação mindfulness que ajudam a relaxar, acalmar e desenvolver nos jovens e crianças a habilidade de lidar melhor com as emoções e com o que acontece à volta.

A especialista em meditação Daniela Degani e sua equipe são responsáveis por ensinar os exercícios nas redes sociais. Segundo Daniela, mais do que nunca precisamos pensar em estratégias para fortalecer a nossa saúde mental e aumentar o bem-estar geral, inclusive e especialmente das crianças, elos mais frágeis nesse cenário.

“Pode ser que as crianças e os jovens não expressem desconforto por meio das palavras, mas elas estão com uma rotina completamente nova, não podem sair de casa, e alguns sequer compreendem direito o motivo dessa restrição. A meditação pode ajudar muito, não apenas para passar o tempo, mas para desenvolver a habilidade de resiliência e calma, que são muito importantes”, explica Daniela. Os exercícios de meditação estão disponíveis no Instagram e Facebook da MindKids.

917
VISUALIZAÇÕES