Mobilidade: O laboratório de mobilidade da prefeitura de SP

Coworking do MobiLab

1A tecnologia e a mobilidade têm andado de mãos dadas como grandes parceiras, melhorando a experiência, a forma e o jeito de se locomover nas cidades. Trata-se de uma revolução sem precedentes, que começou com o Waze, em 2008, e hoje envolve uma variedade enorme de apps. Do táxi de bicicleta – o Bikxi, que funciona nas ciclovias de SP – aos aplicativos para quem anda de ônibus, passando por uma diversidade enorme de apps de carro, carona e bike, há muitas opções para facilitar o dia a dia nas ruas.

E tem um lugar na capital paulista onde novas ideias sobre o tema não param de pipocar. É o MobiLab, o Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura, que surgiu em 2013 e funciona como um celeiro de soluções tecnológicas nesse campo. Bikxi, por exemplo, é uma das startups residentes da casa, além de uma dezena de outras jovens empresas comprometidas com a evolução do ir e vir urbano.

O trânsito de São Paulo gera 30 milhões de dados diariamente, quantidade que supera mesmo os 23 milhões de deslocamentos a cada dia.

O objetivo do MobiLab é aproveitar esses dados para a melhora da mobilidade. Como faz, por exemplo, a startup Scipopulis, residente no espaço e responsável por projetos como o app Coletivo, que fornece informações em tempo real sobre os ônibus e a rede de transportes. Recentemente, ela lançou o Coletivo Corporativo, ferramenta que ajuda as empresas a incentivar o transporte público para os funcionários. Uma tela instalada na empresa oferece a previsão de chegada dos ônibus e avisa quando os usuários devem ir para o ponto, garantindo conforto e segurança a todos.

Outras startups de expressão se encontram no coworking na Rua Boa Vista, no centro, reservado às empresas selecionadas nos programas. O Pro Coletivo, focado em tecnologia social, é um novo e feliz hóspede desse espaço de importância inegável. Afinal, é urgente pensar, gestar e investir na evolução da mobilidade, assunto que se relaciona diretamente com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas na cidade.

 

O Pro Coletivo ajuda as pessoas a aproveitar a vida se locomovendo de forma inteligente.

682
VISUALIZAÇÕES