“Os Saltimbancos” está no MASP

Os solistas Julio Correa, Yago Cano, Ana Clara Neves e Désirée Brissac no espetáculo “Saltimbancos”, com a Orquestra Kodomô e o Coral Amigos do Instituto Fukuda

 

No próximo dia 9 de Junho, sábado, às 15 horas, no MASP Auditório, a Orquestra Kodomô e o Coral Amigos do Instituto Fukuda voltam a apresentar o espetáculo “Os Saltimbancos”, o clássico musical dirigido não apenas para o público infantil – os adultos também adoram!

A Orquestra Kodomô, um dos grupos de formação do Instituto Fukuda de Música, é formada por dezesseis dos alunos. Neste espetáculo, conta com a participação especial de sete músicos convidados. A regência é da maestrina Tammy Cittadin Soares.
O Coral Amigos do Instituto Fukuda é um coro infantojuvenil integrado por 28 vozes. O grupo tem como regente a maestrina Regina Kinjo.

Au, au, au, hi-ho hi-ho, miau, miau, miau, cocorocó 

Lançado há pouco mais de quarenta anos, o musical “Os Saltimbancos” instantaneamente tornou-se um clássico. Desde então nunca deixou de ser continuamente reapresentado nos palcos de todo o País, em montagens profissionais e amadoras.
Não chega a ser exagerada a afirmação de que não há quem não conheça pelo menos uma ou duas da adorável dúzia de canções que contam a história de quatro animais que se juntam – todos juntos, somos fortes! – e abandonam seus donos devido a maus tratos sofridos.

“Os Saltimbancos” é a adaptação brasileira, feita por Chico Buarque, do musical italiano “I Musicanti”, inspirado em “Os Músicos de Bremen” – conto do início do século XIX dos Irmãos Grimm. “I Musicanti” foi escrito na Itália em 1976, com música do argentino Luis Enríquez Bacalov e letras do italiano Sergio Bardotti. Chico Buarque tomou contato com as músicas naquele mesmo ano – até porque Bardotti era seu melhor amigo italiano –, e imediatamente escreveu primorosas versões para as letras das canções, lançadas em LP em Março de 1977.

Para o espetáculo “Os Saltimbancos” com a Orquestra Kodomô e o Coral Amigos do Instituto Fukuda, a partitura original foi adaptada para a orquestra infantil por Tammy Cittadin Soares e Gustavo Lange e novos arranjos foram escritos por Júlio César de Figueiredo.

O espetáculo tem como cantores solistas Julio Correa, Yago Cano, Desirée Brissac e Ana Clara Neves, respectivamente nos papéis do cachorro, do jumento, da gata e da galinha.

Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Miau, miau, miau. Cocorocó.
Enriquecendo o universo infantil – A Orquestra Kodomô foi formada há oito anos. Reúne crianças e jovens com idades entre 8 a 14 anos, alunos de violino e violoncelo do Instituto Fukuda de Música.
Através da prática de conjunto, os integrantes da Kodomô enriquecem seu aprendizado musical. A vivência da prática orquestral contribui para o desenvolvimento técnico e artístico, num ambiente harmonioso que favorece a amizade e a troca de informações entre as crianças.
O repertório é sempre alegre e delicado, tornando-se um meio de expressão das crianças e enriquecendo o universo infantil.
O grupo tem direção artística e regência de Tammy Cittadin Soares.
O Instituto Fukuda de Música oferece cursos regulares de violino, viola, violoncelo, piano, canto, violão, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, clarinete, musicalização infantil, música de câmara, música coral e ainda de teoria musical e história da música. A direção artística é de Ricardo Fukuda e a direção geral de Denise Fukuda.
Além da orquestra infantil, o Instituto Fukuda de Música tem dois outros grupos de formação: o Ensemble Instituto Fukuda e o Fukuda Cello Ensemble.

 

ORQUESTRA KODOMÔ & CORAL AMIGOS DO INSTITUTO FUKUDA

OS SALTIMBANCOS
Adaptação de “I Musicanti”, musical baseado em Os Músicos de Bremen, conto dos Irmãos Grimm
Música: Luiz Henríquez Bacalov
Letras originais, em italiano: Sergio Bardotti
Versões para português: Chico Buarque
Arranjos: Júlio César de Figueiredo
Adaptação para orquestra infantil: Tammy Cittadin Soares e Gustavo Lange
ORQUESTRA KODOMÔ, orquestra infantil Instituto Fukuda
Regência: Tammy Cittadin Soares &
CORAL AMIGOS DO INSTITUTO FUKUDA
Direção artística: Paula Neves
Regência: Regina Kinjo

Solistas:
Ana Clara Neves, a galinha
Julio Correa, o cachorro
Desirée Brissac, a gata
Yago Cano, o jumento
Piano: Helder Capuzzo

Sábado, 9 de Junho, 15 horas
MASP AUDITÓRIO
Av. Paulista 1578, Bela Vista, tel. (11) 3149-5920

Ingressos: R$ 10,00 (R$ 5,00, meia-entrada)

Nº de lugares: 374

Duração: 60 minutos

Mais informações:
Instituto Fukuda de Música
tel. 5083-4913
www.institutofukuda.com.br
institutofukuda@gmail.com
www.facebook.com/institutofukuda

1411
VISUALIZAÇÕES