Um dos mais vendidos nos EUA, livro aborda racismo velado

“Eu não sou racista, mas…” Essa simples composição de frase já demonstra que existe sim racismo em algum pensamento, mesmo que involuntário. Negação, silêncio, raiva, medo, culpa… essas são algumas das reações mais comuns quando se diz a uma pessoa que agiu, geralmente sem intenção, de modo preconceituoso. Mas, mais do que negar ou se defender, é preciso entender suas atitudes e não apenas não ser racista, mas se tornar um antirracista. As manifestações que tomam conta do mundo atualmente dão a dimensão desta necessidade.

A Faro Editorial lançou recentemente um dos livros que está na lista dos mais vendidos do The New York Times, “Não basta não ser racista: Sejamos antirracistas” de Robin Diangelo, professora universitária, autora e consultora em justiça racial e social nos Estados Unidos. Neste livro, a autora apresenta um estudo do racismo e mostra como um sistema de autodefesa sustenta a ideia de uma superioridade branca.

"Não basta não ser racista: Sejamos antirracista" de Robin Diangelo

“Não basta não ser racista: Sejamos antirracista” de Robin Diangelo

Ser abertamente racista não é algo socialmente aceitável. Ninguém quer ser visto assim. Mas cada vez que se nega o racismo, impedimos que ele seja abordado, que nossos preconceitos sejam discutidos, e jogamos tudo de volta para debaixo do tapete. As reações de negação não servem apenas para silenciar quem sofre o preconceito, mas escondem um sentimento que a autora passou a chamar de “fragilidade branca”.

Robin fez um experimento muito interessante: catalogou frases, palavras, sentimentos das pessoas que se veem sem qualquer preconceito e demonstrou que, no fundo, ele estava lá.  E apresenta muitas histórias e depoimentos para comprovar isso. Sua proposta é de que comecemos todos a ouvir melhor o outro, estabelecer conversas mais honestas e reagir a críticas com educação e abertura ao outro.

Segundo a autora, não basta apenas sustentar visões progressistas e condenar os racistas explícitos nas mídias sociais. A mudança começa com cada um. É possível comprar o livro na Saraiva Online , na Livraria FGV Online e na Amazon.

718
VISUALIZAÇÕES