Vencedor do Comida di Buteco, o Bar do Jão é um achado da baixa gastronomia

O prato vencedor do concurso este ano

É no Bar do Jão, um lugar despretensioso e muito simples localizado no bairro da Penha, que se degusta alguns dos petiscos mais saborosos de São Paulo. Fundada em 1994 por Seu João Alves, um português nascido na Ilha da Madeira, a casa já é bicampeã paulista do concurso Comida di Buteco, que há 19 anos seleciona os melhores petiscos de botecos do Brasil.

Com seu genuíno espírito da botecagem, o Bar do Jão tem atraído gente de vários cantos da cidade que querem compartilhar esse clima de encontro informal, conversa fiada e boa comida e bebida. O prato premiado este ano foi criado por Alexandre, que toca o bar ao lado do pai. Trata-se de um pão italiano recheado com tiras de filé mignon ao molho de gorgonzola, requeijão, parmesão e mussarela, batizado como “Entre um queijo e outro, que tal um filezinho?”

Alexandre conta como surgiu a criação vencedora, que custa R$ 24,90: “Eu estava em casa com a minha mulher, quando chegou um casal de amigos. Abri a geladeira e vi que tinha carne e alguns tipos de queijo, além de pão. Na hora me veio a ideia de fazer esse prato, que cativou muito meus amigos”. Não só eles, como o corpo de jurados e o público, que votaram para escolher o melhor boteco entre os 57 participantes na etapa paulistana. O concurso está hoje em 21 cidades e inclui 600 botecos do país. No dia 23 de julho acontecerá a premiação do melhor boteco do Brasil.

Seu João e Alexandre/ Foto: Lu Gebara

Em 2017, o Bar do Jão levou o prêmio nacional com o seu “Bacalhau da Dona Arminda” (lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitonas pretas, servido em rodelas de pães), petisco inspirado em Dona Arminda e Seu Carolino, casal de feirantes portugueses que acolheu João na capital paulista, quando ele chegou da Ilha da Madeira. “Eles ajudaram meu pai até que ele se firmasse”, lembra Alexandre.

O Bar do Jão representa bem a cultura do boteco familiar, aliás o mote do Comida di Buteco. “Nosso objetivo é transformar vidas por meio do concurso, estimulando negócios familiares com foco na comida caseira”, diz Maria Eulália Araújo, uma das fundadoras.

Bar do Jão

Rua Antônio Lobo, 33, Penha, tel. 2941-8373. Segunda a sábado das 17h às 23h.

1086
VISUALIZAÇÕES