Vinarium faz cardápio especial para comemorar o Ferragosto, em São Paulo

Linguine alho e óleo, camarões e creme de bottarga. Foto: Bárbara Veiga / Divulgação

O 15 de agosto marca o calendário de feriados italianos: o Ferragosto, comemorado desde o Império Romano, quando era conhecido como Feriae Augusti (repouso de Augusto). Para trazer a tradição para São Paulo, o Chef napolitano Ciro Sabella, do Vinarium Antica Trattoria preparou um menu especial que será servido apenas no dia 15/08, no almoço e jantar (R$ 115 / pessoa).

Sobre o Ferragosto

A data foi instituída em 18 A.C. pelo imperador Augusto para comemorar a colheita da lavoura agrícola. Ou seja, marcava o início do repouso após os meses de trabalho no campo. Foi durante o Fascismo que nasceu a tradição de viajar nas férias de agosto, e as excursões eram organizadas para estimular as viagens mais baratas e promoções. Durante os passeios, as famílias levavam a própria comida e faziam piqueniques Essa tradição dura até hoje.

Fritura de peixe e legumes. Foto: Bárbara Veiga / Divulgação

Como celebração ao Ferragosto, o restaurante traz em seu menu especial diversas opções. Para a entrada,frituras de camarões, lulas e polvos com legumes ou presunto parma, mozarela de búfala e figo fresco. Já no prato principal, as escolhas são entre Linguine alho e óleo com camarões e creme de bottarga – ovas curadas de tainha -, Risoto com água de tomates e ragu de costela bovina ou Bacalhau em molho de tomate com purê de batatas e azeitonas. Como sobremesa, Crostata de creme de baunilha com amarena ou Trufa de chocolate de rum com zabayone e frutas do bosque.

Para beber, o restaurante oferece uma carta de vinhos que contempla rótulos de diversas partes do mundo, dispostos numa adega com mais de 600 garrafas.

Vinarium Antica Trattoria

Alameda Lorena, 1214, Jardim Paulista, tel. (11) 2659-2419. De segunda a sexta, das 12h à 0h; sábado, das 12h à 1h; domingo, das 12h às 18h.

382
VISUALIZAÇÕES