Visitar novos lugares pode ajudar a curar os males do corpo, da alma e a mente

“Morre lentamente quem não viaja”. A frase, retirada de um poema da escritora brasileira Martha Medeiros, diz muito sobre o poder de oxigenação que uma viagem exerce na vida das pessoas. Os benefícios vão do relaxamento ao descobrimento de si e dos outros, passando pelos aprendizados sociais e culturais.

No entanto, antes de traçar os roteiros, cotar as passagens e bloquear a agenda, pondere sob o ponto de vista do corpo, da alma e da mente o tipo de experiência mais essencial para o seu momento. O que cada destino pode lhe proporcionar e acrescentar por suas características? Esta é a pergunta que precisa ser urgentemente respondida. Abaixo, alguns lugares e hotéis especiais para cada tipo de mood.

Adeus stress

Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina

Está com a cabeça cheia e o corpo cansado? Que tal a calmaria deslumbrante do verde das montanhas se fundindo às águas claras do mar da Costa Esmeralda? Assim é o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado ao norte de Santa Catarina. O lugar tem praia particular e um cenário que conta com três pequenas ilhas e uma baía de areia branca. É uma boa pedida para despressurizar. O resort fica a 50 km do aeroporto de Florianópolis e o acesso se dá por transfer de carro ou helicóptero.

Conexão espiritual

Hotel Shangri-La, na Tailândia

Para quem busca a tão propalada paz de espírito, o roteiro ideal é a cidade Chiang Mai, considerada a capital espiritual da Tailândia, com centenas de templos, alguns deles construídos há mais de 500 anos. O país, aliás, está posicionado como um dos mais religiosos em todo o mundo de acordo com diversas pesquisas globais. Apesar de ser predominante budista, ele abriga praticantes do hinduísmo, taoísmo, islamismo e cristianismo. Entre os hotéis mais recomendados está o Shangri-La.

Para refletir

Hotel Expora, na Patagônia, Chile

Um lugar silencioso, distante e cercado por natureza pode ser o ideal para refrigerar os pensamentos. Você sabia que o Chile abriga a geografia mais isolada e selvagem de toda a Patagônia? Um dos atrativos é o Parque Nacional Laguna San Rafael, onde é possível apreciar belas paisagens, incluindo uma das maiores geleiras do planeta, e diversas espécies de animais.

O local também tem um dos cinco hotéis Explora pelo mundo. Entre as experiências propostas, vale caminhar entre as florestas, chegar à base das Torres del Paine, cavalgar pelas pampas e rios do parque e navegar pelas águas turquesas do Lago Pehoé.

Paixões ardentes

Hotel Janelas Verdes, em Portugal

Portugal é um país que facilita o trabalho daqueles cupidos dispostos a flechar corações abertos. A capital Lisboa é romântica por si, mas também tem fácil acesso para pequenas cidades como Sintra e Faro, que respiram um clima ainda mais propício para o flerte.

Para quem busca um par mais aventureiro, a dica é uma viagem de bicicleta pelo Alentejo. Na pausa, um passeio para conhecer uma das melhores regiões de vinícolas do mundo, além de belíssimos e históricos castelos portugueses. Para ficar hospedado, a dica é As Janelas Verdes, um palacete onde viveu o célebre escritor Eça de Queiroz, hoje transformado em um charmoso hotel.

Hora de aventura

Hotel Van Gilder, no Alasca

Se a ideia é sair da zona de conforto para encarar uma jornada totalmente diferente de tudo que é convencional, o Alasca pode oferecer uma experiência interessante. Um dos roteiros mais incríveis tem em seu pacote o sofisticado Cruzeiro Silverseas, partindo de Vancouver. No trajeto de sete dias, icebergs de cor azul diamante e baleias saltando da água farão da viagem algo inesquecível. Ao chegar em Seward, entre os hotéis mais buscados está o histórico Van Gilder, que foi construído em 1916.

Agito e curtição

Vega Hotel, na Romênia

Se o objetivo é conhecer gente descolada em um destino incomum, Mamaia Beach, na Romênia, não vai decepcionar. O local é o novo paraíso festeiro no litoral do Mar Negro. Em agosto, no pico do verão, a cidade hospeda o festival de música Sunwaves, tornando o agito ainda maior. A região, aliás, é famosa por receber incontáveis shows e eventos na praia ao longo do ano. Para solteiros em busca de aventuras ou mesmo aqueles que querem apenas fazer boas amizades e se divertir, a aposta parece certa. Um dos resorts mais próximos da área de badalação é o Vega Hotel.

Laços de família

Sabi Sabi Bush Lodge, na África do Sul

Juntar os entes queridos não é sempre uma tarefa simples, mesmo durante as viagens. Algumas experiências, no entanto, conseguem estabelecer uma aproximação interessante. A África do Sul pode ser um destino ideal neste quesito.

Um dos locais mais recomendados para se hospedar é o Sabi Sabi Bush Lodge, que fica dentro da savana. Nele, é possível fazer safaris em veículo, a pé, ou mesmo por meio de balões de ar quente, além de conhecer uma das mais densas e povoadas reservas naturais no Parque Nacional Kruger. É um destino capaz de abraçar qualquer geração.

Destino inusitado

Santa’s Hotel, na Finlândia

Um dos fenômenos naturais mais raros, bonitos e exclusivos do planeta é, sem nenhuma dúvida, a aurora boreal. A Finlândia é um dos lugares mais apropriados para assistir ao espetáculo de luzes que contrastam com o branco da neve. A cidade de Luosto, por exemplo, tem diversos hotéis com teto de vidro para contemplar o acontecimento, além de alarmes para avisar quando os raios coloridos tomam conta do céu. O Santa’s Hotel Aurora é um deles.

Tempo de desafio

Poucos destinos são tão imponentes no quesito desafio como o Everest. Isso não significa que apenas alpinistas profissionais conseguem acessar o monte do Nepal. Pessoas sem a mesma habilidade também encontram trilhas acessíveis pelo caminho. Para chegar ao campo base, a jornada regular consome aproximadamente dez dias. Impossível pensar em algum destino mais adequado para testar os limites do corpo e da mente.

Colaboraram com dicas: Andressa Vasconcellos, sócia fundadora da agência de viagens Très Chic Voyages; Mariana Juk, sócia fundadora da agência de viagens Muito Mundo Viagens e Bagagens; Gilsimara Caresia, sócia fundadora da agência de viagens GirlsGo.

433
VISUALIZAÇÕES